Home

“Interior designer // Instagraming just for fun // From Oporto, Portugal”

Verónica Alves, instagramer, fala do fotojornalismo nos dias de hoje e da importância dos smartphones como ferramentas de comunicação. Para ouvir aqui.

This slideshow requires JavaScript.

Desde a sua origem, a fotografia tem passado por transformações firmes que alteram os pontos de vista sobre a mesma e a forma como é feita. A adaptação às novas realidades é constante e no fotojornalismo, esse ajuste também se tem verificado.

Em 2012 o fotógrafo Steve McCurry (premiado com a Medalha de Ouro Robert Capa pela imagem “Menina Afegã” e vencedor de quatro prémios World Press Photo), defendia que é “mais difícil exercer a profissão hoje do que há 30 anos”, isto pelas péssimas condições associadas ao trabalho do fotojornalista. McCurry defendia o presente como um momento de transição em que os fotojornalistas têm que “encontrar novas formas de contar histórias e, inclusive, de viver. Estamos a viver um momento de transição.”. A essa transição, aparecem associados os desenvolvimentos tecnológicos, responsáveis por novos registos fotográficos. Redes sociais e aplicações de smartphones permitiram o surgimento de uma nova realidade no fotojornalismo, acessível a todos.

Verónica Alves, ou simplesmente @a_veronica_alves, como é conhecida no Instagram, aderiu à rede por diversão. Mas o que é certo, é que as suas fotografias têm dado que falar e algumas delas até já foram seleccionadas pelas galerias do P3 (www.p3.publico.pt). Verónica, de 24 anos, mostra-se com um olhar descontraído mas atento, nas ruas, quando capta os detalhes que partilha na rede social.

A instagramer, que tem mais de 22 mil seguidores, vê a nova realidade do fotojornalismo como “uma maneira de divulgar o gosto pela fotografia, uma prática constante”, mas também reconhece as diferenças entre a vertente profissional e a vertente amadora. “Há menos conhecimento, mas há cada vez mais pessoas a fotografar porque aproveitam para divulgar o seu trabalho”, diz.

Cláudia Sequeira, José António Pereira, Telma Parada
Ciências da Comunicação – Universidade do Porto – 2013/2014

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s